sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

La vie en rose


Gente, o que é Paris?! Tuuuuuuudo de bom! Pra começar, deixem-me contar onde eu fiquei. Meu hotel era em um local chamado Pigalle, próximo à região de Montmartre e os prédios vizinhos eram bem peculiares...hehehehe Isso que dá não ter dinheiro pra ficar no Champs-Élysées!!... huahuaahuhuahuahua... Que naaaaada! Falando assim até soa mal, né! Na verdade, eu fiquei no bairro boêmio de Paris e era super tranquilo mesmo! Uns metros pra lá do meu hotel ficava o Moulin Rouge e eu me senti parte do elenco, tirando foto em frente ao lendário moinho vermelho! O bom é que a região é sempre movimentada, então me sentia segura andando na rua.
A cidade não é tão limpa quanto Lisboa e Barcelona e o metrô tem um cheiro horrível!! Além disso, nem sempre há pessoas no guichê pra vender os bilhetes; então todo mundo tinha que se virar com a bilheteria eletrônica (tá lascado nesse mundo quem não fala pelo menos inglês, viu! Em nenhum dos países que visitei eles ofereciam português como língua alternativa). Lá também tinha muuuuuuita gente pedindo esmola! Praticamente em todos os pontos turísticos tinha gente mendigando ou então vendendo bugigangas! (Sobre isso tenho histórias que vou contar mais tarde...rs...) Aliás, em Paris foi o único lugar em que vi o exército (parecia uniforme do exército) montando guarda perto de pontos turísticos ou no metrô. Tinham mesmo me dito que era bastante perigoso, mas graças a Deus eu não vi nada e nem nada me aconteceu.
Enfim, apesar do mau-cheiro e dos pedintes, a cidade é linda, linda, linda!!!! Quando se ilumina, então!!! Nossa, é um espetáculo! Bem faz mesmo jus ao seu apelido carinhoso, "Cidade Luz".

Foto do Moulin Rouge, iluminado.


Bjoks!

Hablas Catalão?

Quando se chega no aeroporto de Barcelona, a primeira coisa que se nota são as placas: primeiro se lê o catalão, depois o espanhol e depois o inglês. Por toda a cidade se vê exatamente a mesma coisa.
O catalão é a língua oficial, apesar de que no dia-a-dia usa-se mais o espanhol, ao que me pareceu.
Estão surpresos? Nem sabiam que existia o tal do catalão? Entrem nesse link para aprender mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_catal%C3%A3.

Viram? Este blog também é cultura, tá pensando o que??...rs....


Bjoks!

Vai de táxi? Não, de bicicleta!!


Tanto em Barcelona quanto em Paris tem um serviço muito bacana de bicicletas, que eu achei muito interessante. Pelo que eu pude entender, a pessoa tem que fazer um cartão que, além de ser usado como identificação pro caso de haver algum dano às bicicletas, também serve para a liberação delas, que ficam presas por um sistema magnético a uma barra de ferro. A pessoa pega a bicicleta num bairro e pode devolvê-la em outro, desde que esse também tenha o "bicicletário". Com certeza deve-se pagar alguma quantia por mês, mas com certeza não é nada muito alto. Muito legal, né?? Me custa dizer, mas não sei se aí em Niterói e em São Gonçalo uma iniciativa dessas funcionaria. Acho que o pessoal arranjaria logo um jeito de arrancar as bicicletas da barra!!...rs... Infelizmente... :(


Foto da tal barra de bicicletas.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A assaltada

Calma, gente, não fui eu!!!
Um dia à noite voltando pro hotel em Barcelona, uma moça com uma cara de desamparada me pergunta se eu sei falar inglês. Quando digo que sim, ela solta um "graças a Deus!" e diz que foi assaltada (me mostra a bolsa, que estava vazia). Disse que levaram todo o dinheiro, o passaporte, cartões de crédito, tudo. Perguntei se ela tinha dado parte à polícia e ela disse que eles avisaram que não podiam fazer nada, que ela tinha que ir ao Consulado. Aí eu perguntei se ela não podia voltar pro seu hotel e ela disse que não, porque tinha que pagar todos os dias e não teria dinheiro pra pagar. Pediu dinheiro pra poder ligar pra família. Eu achei a história toda muito suspeita, mas acabei por dar 1 euro e algumas moedas pra ela.

Parc Guell



Estava eu no Parc Guell, esse parque imenso que pertencia à família Guell e foi projetado por Gaudí, tirando fotos de mim mesma (gente, é muito difícil variar a pose quando a gente mesmo tira a foto, sejam compreensivos!!!...rs..), quando de repente aparecem dois moços se oferecendo pra tirar a foto. Me perguntaram porque eu estava tão sozinha e eu expliquei. Ai eles tiraram a minha foto e um deles pediu pra tirar foto comigo (mas hein?! hauhuahuahuahuahua... se ainda fosse alguém a la Giselle Bundchen, mas eu, atarracada do jeito que to?!.. ahuhuahuahuahua... Mistérios da vida...) Descobri que eles eram da Hungria e que estavam indo embora no dia seguinte. Pareciam ser simpáticos, mas por fim eles desceram as escadas, eu subi e a amizade acabou por ai.


Fotos do Dragão de Gaudí e do Banco de Azulejo.

Bjoks!

obs.: Afffff... a palavra foto apareceu umas quinhentas vezes nesse post!!!...rs...

Histórias na Casa Battló





No meu primeiro dia em Barcelona, entrei logo em um City Tour Bus, que te leva a todos os cantos da cidade. Como estava muito frio e eu não estava devidamente agasalhada (passei um frio danado no segundo andar do ônibus!!), eu preferi não descer e só ficar ouvindo sobre a cidade e tirando foto. Já no segundo dia, eu me paramentei pra poder bater perna pela cidade. Entrei no ônibus e desci no ponto da Casa Battló. Estava eu com o mapa na mão quando me aparece um moço alto e moreno, também com o mapa na mão, me perguntando se eu sabia onde ficava a tal casa. Eu disse que também não sabia e ele perguntou a uma senhora que ia passando. Com a informação certa, nos dirigimos pra lá e fomos batendo papo enquanto isso. Descobri que ele era colombiano, mas que morava nos Estados Unidos há cerca de cinco anos e que era oncologista. Também fiquei sabendo que ele pretendia fazer uma especialização em Barcelona e que pretendia morar lá por uns tempos. Ficamos batendo papo durante a visita à Casa Battló, naquela camaradagem de um tirar fotos do outro, até que por fim nos desencontramos e não nos achamos mais. Não trocamos e-mail, nem facebook nem nada. Foi a amizade mais relâmpago que já fiz na minha vida!...rs...
(Aposto que tá todo mundo com aquela cara que a gente faz no cinema quando o mocinho morre no final, né!...rs.. Menos você, pai! Eu sei!!..rs...)

Fotos da lindíssima e super extravagante Casa Battló.

Barcelona, mi amor!




Me apaixonei PERDIDAMENTE por Barcelona! A cidade tem qualquer coisa que te faz cair de amores, assim, à primeira vista.
Tudo muito limpo, organizado e muita, mas muita coisa pra se ver! A arquitetura da cidade é impressionante e nem precisa ir a museu pra ver obra de arte. Qualquer pessoa que vá a Barcelona vai ouvir falar - e muito - de Antonio Gaudí. Ele é o arquiteto responsável por obras de arte como La Pedrera, Casa Battló, Parque Guell e a catedral La Sagrada Família. Dá pra passar horas e horas admirando as construções! Além das construções de Gaudí, há também uma infinidade de outros prédios que merecem que se perca um bom tempinho a admirá-los. É arquitetura modernista, gótica, moderna... É aula de arquitetura ao ar livre!!...rs...
Fora isso, ainda tem o burburinho da cidade. Me senti bem no meio da Torre de Babel! Pessoas de todos os cantos do mundo, parando pra ver shows em La Rambla, caminhando pelas ruas, tirando fotos e mais fotos.
A sensação que se tem é a de que a cidade te abraça, te envolve. Te faz sentir em casa. Foi, sem dúvida, uma das minhas preferidas!!!


Fotos da Catedral La Sagrada Família, do mercado La Boquería e de La Pedrera.

Bjoks!